segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Com mais sete e a Geneticista chegou!



Depois que fui informada da suspeita da Síndrome, eu não tive mais sossego, toda hora levavam o Murilo do quarto sem me dizer muita coisa, e horas depois ele voltava junto com algum médico especializado em alguma coisa (cardiologista, neurologista, clinico geral, otorrino, etc.) para me trazer o resultado do exame que eles tinham feito no Murilo.
 

Graças a Deus, todos os exames do Murilo foram normais. O único que apresentou alteração foi o do coração, mas o Cardiologista disse que eram duas aberturas muito pequenas que fechariam com o tempo.  Era um susto e uma alegria em questão de segundos... Aguenta coração! 


E às dez horas da manha, do Terceiro dia de maternidade, a tão aguardada médica especializada em genética chegou, entrou no quarto, se apresentou, sentou na minha frente e com muita tranquilidade começou:

-  O Pediatra que atendeu o Murilo esses dias, suspeita que seu filho tenha Síndrome de Down e me chamou para diagnosticar e conversar com você. 


E continuou com aquele conversa complicada: - Ele tem a prega palmar única, a implantação da orelha abaixo da linha dos olhos, não tem o osso nasal, tem o dedão do pé separado dos demais, a maneira que ele chupa a língua e coloca para fora, é um bebê PIG (Pequeno para Idade Gestacional, realmente ele era bem pequenino nasceu com 45 cm e com 2,670 kg), são todas características da Síndrome de Down, te digo com 99% de certeza que ele é Down, mas como a medicina não é matemática vamos fazer o cariótipo que irá confirmar a Síndrome e qual o tipo dela.


Bom, mais uma vez, a vista escureceu e aquela sensação horrível dentro de mim voltava à tona e eu chorava desesperadamente.

Eu, em meio às lágrimas perguntei: - O que eu fiz de errado? Porque isso aconteceu com meu filho?


Ela respondeu: - Nada! A Síndrome de Down é causada por um “erro” genético na hora da fecundação (ok, isso era grego para mim, muuuuito mais tarde fui entender). Você não fez nada, a mãe não tem culpa nenhuma, não é stress, tombo, alimentação, bebidas, drogas ou cigarro, isso acontece porque tem que acontecer e a ciência ainda não encontrou uma explicação.


Mas ela, acostumada com a situação, me disse uma coisa que jamais esquecerei: - Seu filho terá uma vida normal, ele só vai demorar um pouco mais para aprender e fazer algumas coisas. Você vai precisar estimulá-lo com Físio, Fono e Terapia Ocupacional, acompanhar sua saúde com exames de rotina e ele será como qualquer criança. 


E completou com uma frase que carrego na minha vida e foi a frase que fez eu ser a mãe que sou hoje: - Seu filho precisa de segurança, ele se sentindo seguro ele terá confiança suficiente para enfrentar todos os obstáculos para ser o que ele quiser ser, e para isso ele só precisa ser aceito e amado! 


Aceitar e amar incondicionalmente!  Toda mãe ama incondicionalmente seu filho, e por isso, eu o amava ainda mais. 


Continuei chorando, e por sinal, minhas fotos eram todas com os olhos inchados e vermelhos, mas sempre com o sorriso no rosto e vamos que vamos, risos... 


Quarto e último dia na maternidade, dia de irmos embora!


Ai que saudades da minha casa, ansiosa para ir embora e começar a minha rotina com meu bebezinho lindo, mostrar para ele o quartinho que fiz com muito carinho e ter mais tranquilidade para pesquisar na internet assuntos sobre a Síndrome de Down.


Estava muito frio, vento forte e chuva na hora de sairmos da maternidade, muitos cobertores embrulhavam meu bebezinho, a roupinha para sair da maternidade? Nem deu para ver rsrs...


Cheguei em casa por volta das duas horas da tarde, coloquei tudo em ordem, descansei um pouco e tentei começar uma rotina, maaasss nem tudo foi tão fácil assim, Murilo não acordava para mamar... 


Mas isso é assunto para o próximo post!



 

















12 comentários:

  1. A cada post fico mais emocionada, e encantada com vc,!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o blog da Lily e tb o facebook dela e tive a oportunidade de ver fotos do Murilo desde bebezinho. Ele está cada dia mais lindo, esperto. Dá vontade de morder, apertar e cheirar ele todinho. Você está de parabens, ele é umacrianca lindo e dá pra ver o quanto eleé feliz!!!!
    Beijoooos e aguatdando mais posts!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas pelo carinho !!! Logo, tem mais... beijo no coração.

    ResponderExcluir
  4. eu que estou e estive de longe, estou acompanhando cada post super curiosa e cheia de orgulho dessa mãe maravilhosa que vc se tornou!!!! bjosss

    ResponderExcluir
  5. Ligia, vc sempre foi uma pessoa maravilhosa... conseguiu alem de tudo ser mais maravilhosa e especia ao se tornar mael!!! Sei que no começo deve ter sido dificil, mas Deus sabe a grandeza do seu coraçao, ao te dar um presente lindo e cheio de amor pra te dar. Parabens amiga!!! E estou louca pra conhecer o Murilo!!! Grande beijo em vcs!

    ResponderExcluir
  6. Ligia, acompanho pelo face lyli vi cada foto ela postou ,e assim acompanhei o Murilo e todo Amor que recebe até de pessoas como eu que vc não conhece .Sou mãe de uma mocinha surda e lendo seu post chorei muito pq o medico Falou pra mim o que sua filha vai ser no futuro, depende vc se vc quiser chorar e chorar, com certeza ela tbm só vai chorar mas vc mostar o quanto vc a ama o ceu é limite! minha filha hj tem 20 anos esta no quarto periodo facul e, trabalha em banco .Não te conheço pessoalmente mas amo seu filho e te admiro muito Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda sua história Marlene, muito bom ouvir experiencias lindas como a sua, parabens pela filha! obrigada pelo carinho! Beijo grande.

      Excluir
  7. Li, se for verdade que os filhos escolhem quem eles querem para serem seus pais, acredito que o Murilo fez uma excelente escolha em ter esta Mulher que vc é para ele poder chamar de Mãe. Parabéns, a cada post tenho mais orgulho de conhecer você!!!! Ansiosa para o proximo

    ResponderExcluir
  8. acompanho o Murilo pelo blog da Lily e fico encantada cada vez q vejo uma foto do seu filho.Sabe,depois de ler esse post percebo q este encantamento refete a uz do amor q ele recebe.Parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras para tantas palavras lindas !!! Grande beijo no coração de todas... Lígia

    ResponderExcluir
  10. sua historia é igual a minha mas o meu nao tinha furinho no coração nao ele nasceu de 32 semana com 900gr fui muito feliz com ele quando nasceu fiz as mesma pergunta quando ele completou 4 meses ele teve uma broncolite aguda ficou internado na uti intubado e e sedado ficou vinte dias e teve alta e depois de um mes repetiu por falha da medicina ele teria que tomar a vacina pra previnir a broncolite nao deram a ele pois a vacina custa 400 reais mas ninguem me falou nada que devia tomar esta vacina entao foi internado na uti novamente e broncolite foi mas forte e veio a obito entao fique atenta sobre a vacina Deus o recolheu e sofro muito com isso faz 1 ano e meio que Deus o levou pra mora com com ele

    ResponderExcluir