segunda-feira, 6 de julho de 2015

Respondendo a grande pergunta: E quando ele andou?

Uma das primeiras terapias de estimulação precoce de uma criança com Síndrome de Down é a fisioterapia, entre os inúmeros benefícios o principal é o fortalecimento muscular, começa com o estímulo de sustentação do pescoço, o sentar, o engatinhar, o levantar e finalmente o andar.

Murilo começou a fisioterapia com 50 dias de vida, era com frio, sol, chuva, reações de vacinas, gripe estávamos lá... Não foi fácil, sentia que meu filho fazia um tipo de "pilates" com dois meses de vida e isso o deixava muito cansado, muitas fezes ele gemia ao fazer força na hora dos exercícios e conforme o tempo foi passando muito choro e lágrimas do bebê e da mamãe que assistia tudo com o coração na mão. Mas era necessário, era para o bem dele e era nisso que eu me apegava para resistir ao ver seu choro de dor. 

Até os 8 meses ele fez terapia em uma conceituada clínica em são paulo mas depois que mudei para Jundiaí ficou super cansativo e caro fazer essa viagem toda semana, então comecei a levá-lo em uma instituição para pessoas com Síndrome de Down em Jundiaí onde ele foi por uns 4 meses, devido a sequência de pneumonias e internações que ele teve perdeu muitas sessões, foi então que decidi deixar a instituição e começar com uma terapeuta particular, pois assim conseguiria repor as terapias perdidas.

O tempo foi passando e as conquistas foram vindo, ele aprendeu a sentar, a engatinhar e a levantar, só estava faltando andar... Sentia uma ansiedade muito grande quanto a isso, pois o Murilo estava com dois anos e só engatinhava, inclusive era muito bom nisso risos... chegava quase "correr" engatinhando. Mas na maior parte do tempo eu tinha que carrega-lo no colo, até aí tudo bem, afinal era meu bebezão e eu amava porque aproveitava para dar uns apertões e um beijões bem gostoso nele, um fofo!

O fato é que eu estava grávida e temia em nascer o bebê e ter que carregar dois, o que não seria nada fácil, até mesmo para o Murilo entender que ele perdera o colo. Seria difícil tanto para mim quanto para ele, sem contar que a barriga crescia e cada dia ficava mais difícil e pesado.

Mas como um bom vencedor ele começou a dar uns passinhos com dois anos e dois meses, andava curtas distâncias entre uma pessoa e outra ou entre um apoio e outro, mas já estava tentando e se descobrindo a cada passinho.

E com dois anos e três meses ele finalmente se sentiu seguro e foi... andou e cada vez arriscava distâncias maiores, apesar de não ter um bom equilibrio e cair as vezes isso não o segurou e cada dia andava mais e eu morria de orgulho e me emocionava, meus olhos ficavam mareados ao ver ele desbravando o mundo com suas caminhadas.

Vou mostrar para vocês uns vídeos e umas fotos das terapias para verem como realmente foi uma conquista emocionante. Muito orgulho desse meu filhão.


Na fisio com 2 meses.



Lágrimas

Choro

Depois de um dia inteiro de escolinha ele chegava assim para as terapias

Mas também era divertido




Os primeiros passinhos


A grande conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário