segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Exames do primeiro ano e a visita ao oculista.

Felizmente, graças aos estudos e avanços da medicina, sabemos da maioria das doenças que as pessoas com Síndrome de Down tem uma maior probabilidade de desenvolver durante a vida e com isso uma “bateria” de exames anuais ajudam a prevenir que elas apareçam ou trata-las desde o início.

Esse acompanhamento normalmente é feito pelo médico geneticista.

A grande maioria dos exames são de sangue e precisa pegar a veia do pequeno bebê, mas pensando que é pela sua saúde, vamos lá ... ô dozinha!

Pelo exame de sangue descobrimos um hipotireoidismo começando onde imediatamente iniciamos um tratamento com medicação para a regulação da tireoide e agora é preciso acompanhar com exames de sangue a cada 6 meses.
O restante dos exames de sangue estavam ok! 

Ultrasson de abdômen total ok!

O oculista também entra no pacote “bateria de exames”, é necessário fazer exames de fundo de olho, pois existe a chance de glaucoma ou catarata que muitas vezes são congênitos. 
Também é preciso avaliar se existe algum estrabismo, o qual pode ser desenvolvimento com o passar do tempo, mas pode ser corrigido se detectado na hora certa.

Murilo dilatou a vista e se comportou muito bem, não foi muito difícil e conseguimos concluir os exames de fundo de olho, tudo ok!
Porém, ele tinha um jeitinho muito fofo de olhar as coisas, mas por não ser muito comum, comentei com a Doutora:
  - Ao prestar atenção em alguma coisa, ele vira a cabecinha de lado e olha de canto de olho, a impressão é que ele tenta buscar um foco com o movimento da cabeça.

A doutora achou importante investigar e após as medições de grau, foi constatado que ele precisa usar óculos pois tem um grau alto.

Bora correr em busca de armações que fossem seguras e eficazes para uma criança da idade dele e seguissem as recomendações da doutora para encaixar em seu rostinho... Conseguimos!

A adaptação foi um pouco trabalhosa, pois ele tirava o óculos toda vez que lembrava que estava com ele, mas foi passando o tempo e ele foi aceitando.

Ah e aquele jeitinho fofo de olhar ele nunca mais fez, uma pena porque era bonitinho, mas muito bom porque descobrimos que o problema era a visão e foi resolvido e vejam só ficou um charme de óculos não ficou ?! :D






Um comentário: